04 março, 2009

Matéria - Canal Passeios - Site Guia da Semana

NOTÍCIAS - ESPECIAIS

Mangia que te fa bene!
Foi dada a largada para a temporada de festas que celebram a cultura italiana e toda sua história

Por Lorelay Magri

São Paulo oferece uma série de eventos ligados aos costumes dos imigrantes italianos que muito fizeram para o crescimento da metrópole. Entre massas e tomates, as tradicionais Festas Italianas são organizadas por paróquias e suas comunidades que dedicam meses e meses de preparação para que tudo saia perfeito. Mas, não são apenas os paulistanos que prestigiam as comemorações. Pessoas vindas de outros estados e cidades interioranas garantem o sucesso das noites que contam com apresentações musicais, shows de dança, barracas de doces típicos e quantidades astronômicas de massas e molhos preparados pelas "Mammas".

Di Casaluce: mais de 100 anos...
Foto: Divulgação
A primeira a abrir a série de eventos é "tradicionalíssima" Festa Di Casaluce. Em sua 107ª edição, que acontece no bairro do Brás, chega a receber durante os fins de semana de maio, mais de 35 mil pessoas. Dona Miriam Andreozzi, de 71 anos, é uma das coordenadoras das diversas tendas que garantem o sucesso de Casaluce. Responsável pela barraca das pizzas, dona Miriam já trabalha no evento há 20 anos e hoje conta com a colaboração de toda a família. Ela conta que às sextas, o grupo se reúne para preparar as guloseimas para os próximos dias, como o antepasto de berinjela com pimentão, a sardella, as fogazzas e as massas para os discos de pizza. Todos os ingredientes são cedidos pela própria igreja para os membros da comunidade e toda a renda arrecadada é revertida para obras assistenciais da paróquia, ajudando crianças da creche e jovens da região. Por volta de 1900, entre as centenas de imigrantes que se instalaram no Brás, estava o avô de Dona Miriam. Acompanhado de uma réplica do quadro de Nossa Senhora de Casaluce, o italiano foi um dos fundadores da Igreja N. S. de Casaluce, santa muito conhecida na Itália. Alegria é a palavra que mais descreve cada noite. Grupos de várias idades se reúnem para dançar e experimentar as delícias gastronômicas típicas do país europeu, como o famoso molho Ragú, servido na Festa de São Vito. Preparado durante horas, com tomate e manjericão, o molho é a preferência dos freqüentadores mais assíduos. O sucesso também fica por conta do spaghetti e do macarrão ricchitelle, que tem o formato de uma pequena orelha. Entre as curiosidades está o espeto de fígado de boi com louro, assado na brasa, conhecido como guimirelle.

Antepasto de Berinjela
Foto: associacaosaovito.com.br
A 89ª edição da festa vai até o mês de julho e é organizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir. Cerca de 70 mil pessoas participam do encontro e colaboram com a arrecadação de fundos para a creche do bairro. São Vito na verdade é o padroeiro de Polignano a Maré, cidade localizada no sul da Itália. Filho de Hila, um soldado romano, seguiu a vida cristã. Ao saber da notícia, seu pai o denunciou e Vito foi morto pelos romanos e após relatos de aparições e curas, ganhou grande número de devotos no país.

Bixiga enfeitado
Foto: Divulgação
Na linha das grandes comemorações religiosas está a Festa de Nossa Senhora Achiropita, no bairro do Bixiga. De agosto a setembro, as ruas do tradicional bairro ficam dominadas de bandeirinhas verdes e vermelhas, especialmente preparado para receber a visita de milhares de devotos da santa. De grande aceitação por parte da imprensa, a festa chega a receber 200 mil pessoas. Entre as iguarias está o queijo provolone de 100 quilos, prêmio muito cobiçado pelos visitantes. Procissão, novena e missa também fazem parte da programação.

Festa de San Gennaro
Foto: Divulgação
E para fechar o ciclo, de setembro a outubro, acontece a Festa de San Gennaro Mártir, evento que presenteia os moradores da Mooca desde 1973. Com uma programação diversificada para todas as idades, o evento conta até com um espaço dedicado aos pequenos, com brinquedos e tobogãs. Os números que envolvem a comemoração chegam a assustar, só na edição anterior foram consumidos mais de oito mil pedaços de pizza e aproximadamente 25 mil pratos de macarronada. Todo o dinheiro arrecadado é encaminhado para a creche Menino Jesus e para futuras obras na igreja.
Local: Paróquia N.Sra. de Casaluce.
Endereço: Rua Caetano Pinto, 608 - Brás - Centro.
Telefone: (11) 3209-6051 / 3341-0934 - Pe.José Enes de Jesus.
Endereço: Rua Polignano a Mare, s/ nº, Brás - Centro.
Telefone: (11) 3227.8234 / 3229.5678.
Endereço: Rua Treze de Maio, 478 - Bela Vista - Zona Sul.
Telefone: (11) 3283-1294.
Endereço: entre as ruas San Gennaro e Lins - Centro.
Telefone: (11) 3209-0089 ou (11) 3207-1049
* colaboração: Miriam Andreozzi - moradora do Brás e responsável pela Barraca de massas da Festa di Casaluce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário