04 março, 2009

Matéria - Canal Passeios - Site Guia da Semana

NOTÍCIAS - ESPECIAIS

São Paulo para todos os olhos
O Turismetrô é uma alternativa rápida para o paulistano descobrir as riquezas que existem na capital

Por Lorelay Magri

A cidade de São Paulo é vista somente como a "cidade do trânsito caótico", dos ônibus e metrôs lotados e da violência urbana que apavora a população; mas o que muitos moradores não sabem é que São Paulo possui uma história riquíssima, e que há uma infinidade de lugares em que se pode aprender mais sobre a metrópole.

A São Paulo Turismo, em parceria com a Empresa Metropolitana, criou uma maneira rápida e barata de conhecer um pouco mais sobre São Paulo, é o Turismetrô. O programa, que está na ativa desde janeiro desse ano, foi dividido em cinco roteiros e tem como objetivo levar turistas e moradores a desfrutarem de pontos turísticos e históricos que fazem parte da história da cidade.
O ponto de partida de todos os roteiros é a Estação Sé do metrô. A inscrição pode ser feita até meia hora antes dos grupos saírem para o passeio. No balcão há as opções de escolha dos roteiros que podem ser: Turismo na Sé, Turismo na Paulista, Turismo nos Memoriais, São Francisco - Theatro Municipal e Turismo na Luz / Tiradentes.

Com os grupos formados (25 pessoas cada um no máximo), os guias começam as explicações e curiosidades que vão desde a construção do metrô Sé, até as obras de arte que ficam expostas em cada estação. Cada roteiro tem um ponto que chama mais a atenção, como no caso do Roteiro Turismo São Franciso-Theatro Municipal, que tem o Theatro como um grande atrativo devido sua beleza, que revela a riqueza da construção e da perfeição dos detalhes.


A caminhada ainda revela muitas surpresas dependendo do roteiro escolhido, seja a presença de atores especializados que ilustram e explicam os lugares visitados, ou andar de maria-fumaça. O tempo de percurso de cada passeio é de aproximadamente 3 horas. Para participar do Turismetrô, não é necessário pagar nada, basta comprar o número necessário de bilhetes que serão usados durante o percurso. Se os roteiros escolhidos forem o Turismo na Sé ou o São Francisco-Theatro Municipal, basta comprar um bilhete de metrô, para o Turismo na Luz, dois bilhetes unitários e para o Turismo nos Memoriais e Turismo na Paulista, são necessários três bilhetes unitários de metrô.

O Turismetrô funciona todos os fins de semana, das 9h às 14hs. Veja os pontos visitados de cada roteiro:
Turismo na Sé: Metrô Estação Sé destino Estação São Bento / Mosteiro de São Bento / Largo de São Bento / Praça Antônio Prado / Rua 15 de Novembro / Rua do Comércio / Largo do Café / Praça do Patriarca / Igreja Santo Antônio / Rua da Quitanda / Centro Cultural Banco do Brasil / Patio do Colégio / Capela do Beato Padre Anchieta / Casa Nº 1/ Beco do Pinto / Solar da Marquesa / Centro Cultural da Caixa Econômica / Praça da Sé / Marco Zero / Catedral da Sé.
São Francisco: Theatro Municipal: Metrô Estação Sé / caminhada até a Igreja da Ordem 3ª do Carmo / Igreja Nossa Senhora da Boa Morte / Capela do Menino Jesus e de Santa Luzia / Fórum João Mendes - Tribunal de Justiça / Igreja de São Gonçalo / Casa das Arcadas / Palacete Teresa Toledo Lara (Antiga Rádio Record) / Edifício Triângulo - Painel de Di Cavalcanti / Escola do Comércio ÿlvares Penteado / Faculdade de Direito Largo do São Francisco / Igreja de São Francisco de Assis / Igreja da Ordem 3ª de São Francisco / Praça do Patriarca / Viaduto do Chá / Fonte dos Desejos - Monumento a Carlos Gomes - Theatro Municipal / Shopping Light / Ladeira da Memória / Metrô Estação Anhangabaú destino Estação Sé.
Turismo na Paulista: Metrô Estação Sé destino Estação Brigadeiro / Casa das Rosas / Instituto Itaú Cultural / Grupo Escolar Rodrigues Alves / Hospital Santa Catarina / Instituto Pasteur / Metrô Estação Brigadeiro destino Estação Trianon-Masp / Parque Trianon / Feirinhas / Masp / Metrô Estação Trianon - Masp destino Estação Sé.
Turismo em Memoriais: Metrô Estação Sé destino Estação Bresser / Passeio de Maria Fumaça / Metrô Estação Bresser destino Estação Barra Funda / Memorial da América Latina, Pavilhão da Criatividade - Salão dos Atos Tiradentes / Metrô Estação Barra Funda destino Estação Sé.
Turismo na Luz: Metrô Estação Sé destino Estação Luz / Praça e Estação Julio Prestes / Sala São Paulo / Estação Pinacoteca - Memorial da Liberdade / Estação da Luz / Parque da Luz / Café Pinacoteca / Pinacoteca do Estado / Museu de Arte Sacra - Museu do Presépio / Metrô Estação Tiradentes destino Estação Sé.

Serviço

Turismetrô

Dias: sábados e domingos.Horário - 9 e 14h.Sábado, às 9h (Roteiro Turismo na Sé) e às 14hs (os outros 4 roteiros) / Domingo, às 9hs (os 5 roteiros) e 14hs (os 5 roteiros) Números de roteiros: 5.Ponto de Partida: Estação Sé do Metrô.Número de participantes por grupo: 25.Ingresso: Compra de bilhetes depende do número de viagens entre as estações de acordo com o roteiro escolhido.


Site Guia da Semana - 26/09/2006

http://www.timetour.com.br/ttnews_dicas.php?id=419

Nenhum comentário:

Postar um comentário