03 março, 2009

Coluna-Canal Passeios - Site Guia da Semana.

NOTÍCIAS - ESPECIAIS

Revelando São Paulo, um passeio pela cultura desconhecida


Prestigiar o Revelando São Paulo é poder conhecer as diversas culturas e tradições dos municípios de nosso Estado em um só lugar

Por Lorelay Magri


Já se vão três anos que meu tio e meu primo convidaram, pela primeira vez, toda a família para assistir a uma apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira (da qual um é maestro e o outro integrante do grupo) no Parque da Água Branca.Com um sol de rachar, típico dessa época do ano, meus avós já seguiram em busca de um lugar com sombra para sentar, minhas tias disputavam um espacinho na arena para conseguir ver melhor o sobrinho enquanto eu e meus pais pensávamos em uma resposta lógica para não termos cogitado a possibilidade de ter levado protetor solar ou, no mínimo, um boné... Paciência! Enfim, vamos prestigiar a família! Decidimos desencanar das bochechas rosadas e ficamos para o show.Enquanto a Orquestra se apresentava, percebemos uma grande movimentação de pessoas com vestidos floridos, bandeiras e chocalhos, coisa rara de ver na cidade de São Paulo, mas como não sabíamos do que se tratava o evento, ficamos apreensivos esperando pra ver o que aquele povo estava fazendo ali.


De repente as pessoas coloridas se uniram a outras pessoas mais coloridas ainda e entraram na arena onde estava o público. Os vestidos de paetês, conjugados com cavalaria e a sinfonia de atabaques dominaram o espaço e convidaram a todos do parque para participar do festejo. Foi aí que começamos a entender o sentido do Revelando São Paulo...Na frente de cada grupinho vinha um representante com uma bandeira indicando de quem eram e de onde vieram. O ápice da festa foi a chegada da imagem de Nossa Senhora, guiada por um carro de bois e conduzida pelo caminhão do Corpo de Bombeiros.Era impressionante o número de pessoas que se emocionavam com a passagem da santa, sem falar na apresentação de um corpo de balé formado por um grupo de cadeirantes, momentos mágicos para quem não esperava muito do evento. Como um bom filho à casa sempre retorna, nos dois anos seguintes, a Orquestra foi novamente convidada para tocar na festa. Claro que dessa vez toda a família foi preparada - roupas leves, boné, protetor, garrafinhas de água e máquina digital fizeram parte do "kit-revelando". Com mais tempo, aproveitamos para passear pelo local e prestigiar os estandes que comercializam o que há de mais tradicional em cada município do Estado de São Paulo.




É inimaginável o tanto de coisas que são produzidas por cada cidadezinha. Impossível sair de lá sem levar, no mínimo, um cachecol ou algum objeto de artesanato esculpido em madeira. O Revelando São Paulo é um dos poucos eventos (se não for o único) que acontecem em nossa cidade, com o intuito e a grandeza de reunir a cultura pouco divulgada e que muitos paulistanos cismam que não existe.A festa dura nove dias e já está na sua 11º edição. Vale como alternativa para quem aprecia passear por cidades do interior, mas que não tem tempo, ou simplesmente para os que procuram ver coisas diferentes e conhecer um pouquinho mais sobre as riquezas da nossa cultura paulista tradicional, e se essa celebração ainda não faz parte do calendário oficial de São Paulo, com certeza já faz parte do calendário de nossa família!
__________________________________________________________
Quem é a colunista: Fã de qualquer manifestação artística, uma boa música, cachorros e chocolate branco.
O que faz: atualmente se dedicando à realização de um curta-metragem (TCC - socorro!!!).
Pecado gastronômico: Típica neta de italianos, uma boa massa com muito molho!
Melhor lugar do mundo: Gramado é lindo!!!
Fale com ela:
lurtv@hotmail.com
Link:
http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Passeios/Noticia/.aspx?id=31050

Nenhum comentário:

Postar um comentário